A importância dos cultos domesticos

importancia-dos-cultos-domesticos 

A IMPORTÂNCIA DOS CULTOS DOMÉSTICOS 

O fundamento da estrutura familiar tem por base os cultos domésticos, e se formos observar a estimativa de filhos das famílias que se denominam cristãs, olhamos que elas de modo geral estão desestruturadas por falta de ensinamentos, filhos rebeldes,  que na maioria das vezes quando entra na fase da adolescência renunciam o caminho da verdade, e voltam-se para o mundanismo descarado; é notório também que as famílias, Os Pais especificamente falando, não tem hábitos de cultos domésticos mais vivem em contendas, pois sua casa de modo geral não é um lar cristão, carregando assim princípios antibíblicos, saindo do padrão ético, moral, e suas condutas denunciam o lar que eles (filhos) pertencem.

Por isso estamos aqui a compartilhar com você, dicas de como fazer os cultos domésticos, afinal, sua casa deve ser tão santa quanto a sua congregação em dias de culto.

Durante culto doméstico devemos da atenção e prioridade para algumas coisas, assim o culto trará maior benefício e edificação para todos de modo geral, então vamos as dicas:

  • SEMPRE COMEÇAR COM UMA ORAÇÃO

 

  • Durante a realização do culto doméstico, cada membro da família leia uma passagem Bíblica, de forma que todos participem, fazendo assim com que todos percam a vergonha, principalmente seus filhos que devem ser os maiores beneficiados nos cultos domésticos.

  • Incentive seus filhos a lerem as escrituras, orar, louvar, todavia, acompanhe com ele (a) a leitura, louvor, ore com ele, para que suas crianças não se sintam só e incapazes de conseguir, assim elas perderão a vergonha e seu incentivo fará com que eles tenham amor para fazer isso.

  • Nunca exija das crianças, nunca cobre mais do que elas podem dar; durante os cultos domésticos não facilite em deixa-las do jeito delas, faça com que os cultos domésticos sejam para seus filhos um momento de adoração e nunca momento de cobranças e mais cobranças, eles devem sentir amor ao fazer isso, tenha calma e paciência, todavia seja firme. Equilíbrio é tudo.

  • Elogie seus filhos quando terminarem de ler, orar, louvar, ainda que eles não tenham acertado, mais elogie, diga a eles Ex: “parabéns meu filho, é assim mesmo, você está aprendendo”, palavras como essas farão com que seus filhos tentem melhorar a cada culto doméstico.

  • FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS

 

  • Se seus filhos tiverem apenas 3, 4 anos de idade, leia histórias bíblicas, nada de ler textos isolados, nada de ler textos que eles não farão aplicação na sua mente limitada, leia história por exemplo de sansão, Ester, histórias que contenha começo meio e fim, então após a leitura de uma porção das escrituras, explique para elas a história a qual foi lida, e então faça a aplicação para seu dia, para as adversidades que você tem enfrentado em casa. Ex: ensinar a não apelidar ninguém, você aprende isso na história de Elizeu, onde crianças morreram porque apelidaram Elizeu.

  • Cultos domésticos devem ser realizados pelo menos uma vez durante a semana, porém caso seus filhos tenham uma diferença muito grande de idade, a melhor opção é fazer dois cultos domésticos por semana, um culto priorizando cada faixa etária, pois as escrituras a serem lidas e pregadas para filhos com idade maior de, 7 a 10 anos, faz-se necessário outras escrituras totalmente diferente de alguém com idade de 4, 5 anos, onde se deve falar muito a cerca de escolhas, e o preço que se paga em cada escolha, pois você estará moldando o caráter dos seus filhos e eles já tem idade para isso.

  • Culto doméstico deve durar em média 30 minutos, porém pode durar até mesmo uma hora, desde que os cultos sejam dinâmicos, lembre-se, melhor que dure meia hora e seus filhos gostarem, do que fazer uma hora e seus filhos terem em seus sentimentos o desejo para que acabe o culto.

  • CULTO DOMÉSTICO É MOMENTO DE CORREÇÃO E ENSINAMENTO

 

  • Se seus filhos são desobedientes, naturalmente sabemos que existe conselhos, e também correção que devem ser aplicados, porém espiritualmente falando durante os cultos domésticos é a melhor hora de você corrigir seus filhos, pregando e mostrando algo que eles fizeram de errado na luz das escrituras.

  • Quando você estiver pregando, ou for ler algo para pregar, procure algo que vá de encontro com aquilo que seu filho gosta de fazer de errado, OBS: “só lembrando que uma pregação não pode ser direcionada a seus filhos apenas” em outras palavras você não deve pregar algo recém feito pelos seus filhos, e sim deixar passar alguns dias para somente depois ensinar que aquela prática é abominável diante de Deus e que nos trará juízo, é a um preço chamado perdição para quem comete.

  • CULTOS DOMÉSTICOS SÃO A BASE PARA FORMAR CARATER DOS FILHOS

 

  • Ensine seus filhos a adquirirem temor a Deus, obediência, respeito, a serem gratos, tanto a Deus como aos homens. É bem comum de vermos filhos ingratos, irresponsáveis, filhos mentirosos, soberbos e teimosos, o caráter do seu filho é construído em grande parte em sua casa, seu lar, e você mãe e Pai é o maior responsável para a construção do caráter do seu filho, afinal o que você está ensinando? Os pais devem conversar com os filhos, ter tempo para eles e serem participativo, os pais devem ensinar primeiro para depois pensar em correção.

  • É muito comum de vermos muitas crianças que não sabem nem se quer se portar adequadamente diante da sociedade, e a culpa disso é apenas dos pais, crianças não temem mais aos pais e desobedecem, como podem temer a Deus que nunca viu? Se não temem nem a você? Se você é o pior exemplo de um pai, porque não corrige? Simplesmente porque você acha que ama seu filho, porém as escrituras dizem que o bom pai repreende e castiga os filhos que amam. Os pais deveriam ensinar seus filhos a serem gratos, quando algo dar certo, ensine, diga a eles que foi Deus que fez dá certo, e se eles ganham algum presente, ensinem a eles que Deus deu saúde para você trabalhar e comprar presentes, ensinem a agradecerem a Deus e reconhecer que Ele é o único que dá tudo para nós.

  • Pais deveriam ensinar nos cultos domésticos sobre os perigos desta vida natural, pedofilias, criminalidades, e assim instruírem as crianças a não deixarem ser “tocadas” pelos adultos, a serem guiadas para o banheiro nas escolas somente por professoras, terem cuidado, existem muitos pedófilos, mais uma vez cuidado! Ensinem seus filhos até mesmo a vigiar, serem prudentes com colegas nas escolas, fale sobre os perigos dessa vida… Use a bíblia, fale do exemplo de Diná