Estrutura Familiar

estrurua-familiar

ESTRUTURA FAMILIAR 

A Maior instituição na Terra chama-se FAMÍLIA, e o diabo tem tido muito êxito na desestruturação familiar, MUITA GENTE INDO À IGREJA PENSANDO QUE SERÃO SALVAS, porém está escrito; 1 Timóteo 5:8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 

Salvação depende também da estrutura familiar alicerçada na Palavra de Deus Provérbios 19:14 A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente. 

Quando em um Lar existem educadores de verdade, Pais ativos na educação dos filhos, os próprios filhos olham seus Pais e reconhecem as virtudes e qualidades que eles possuem; Provérbios 31:28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

 EDUCAÇÃO DOS FILHOS 

Hoje as famílias têm sofrido com uma decadência moral e ética, por meio de uma sociedade suja, imunda e falida, que vem carregada de novos princípios antiéticos e cabe a você “Mãe, Pai” levar a eles “seus filhos” uma consciência pura, santa, a se tornarem genuínos adoradores, conhecendo e reconhecendo a Palavra de Deus, então seu dever é ensinar seus filhos, dia e noite para que não haja corrupção generalizada em seu lar.

Deuteronômio 11:19 E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;

Provérbios 22:6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

A pergunta é: ensinar o quê? Se nem se quer os tutores pais, mães estão vivendo a Palavra de Deus, as mães de hoje não sabem nem como se vestir adequadamente, não vivem as escrituras conforme as recomendações bíblicas, não têm domínio próprio, não têm visão de Deus, e até mesmo o linguajar é reprovável diante de Deus; O resultado é filhos rebeldes e casamentos destruídos.

Então antes de você ensinar seus filhos deve viver primeiro ser o exemplo da sua casa, daqui em diante você estará aprendendo como estruturar seus filhos, sua família como um todo na Palavra, haja a vista que o papel da mãe é fundamental, pois ela fica ou deve ficar a maior parte do tempo educando seus filhos, pois a mãe em particular tem uma “probabilidade” de ser mais carinhosa que  pai, e esses sentimentos, afetos, carinhos fazem toda a diferença na construção do caráter dos nossos filhos.

MARIDOS E ESPOSAS

Efésios 5:33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. 

1 Coríntios 7:3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 

Se não há amor entre o casal, como podem ensinar amor? Se não há respeito como cobrará respeito? Uma pesquisa feita na Inglaterra no ano de 2008 mostrou que 79% das famílias que carregam alguma patologia ou distúrbios socioculturais, como por exemplo: Filhos nas drogas, homossexualidade, furtos e evasão escolar, a responsabilidade é atribuída aos Pais, no qual 71% dos casos realmente foi apenas falta de estrutura básica sócio cultural, por parte dos Pais; pela falta de ensinamento e principalmente falta de um exemplo em suas próprias casas.

FAMÍLIA É TÃO IMPORTANTE QUE A PRÓPRIA LIDERANÇA DA IGREJA TEM QUE UMA FAMÍLIA ESTRUTURADA

 estrutura-familiar11 Timóteo 3:1-13 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Veja você que até mesmo uma liderança espiritual da Igreja não pode exercer seu ofício sacerdotal, sem que haja em seu lar primeiro uma estrutura ética, moral e espiritual adequada aos princípios da Palavra de Deus.

DISCÓRDIA NA FAMÍLIA, O QUE PRODUZ ISSO?

Provérbios 11:29 Quem causa problemas à sua família herdará somente vento; o insensato será servo do sábio.

Eclesiastes 9:9 Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol. 

estrutura-familiar2Tem muitas esposas que são potencialmente a maior causa de contendas em casa, assim como existem muitos esposos que de fato, são potencialmente a causa de muitas discussões, o lugar que deveria ser seu lar, se torna uma porção do inferno, justamente por não serem humildes o suficiente para reconhecerem seus erros, pois o que mais importa para eles são seus próprios EGOS.

Muitos casais já não conversam, casais não têm prazer em estar em casa, a mulher não dá atenção ao marido, o marido por sua vez não dá atenção à esposa, é simplesmente uma casa de aparências, sem vida, sem ânimo, onde muitas crianças têm crescendo em ambientes assim, o fato é que nunca existiu na história do mundo um período que as pessoas estando “perto” estariam ao mesmo tempo tão “longe umas das outras”.

Como citado em Eclesiastes 9:9 o que deveríamos fazer é viver em paz nesta terra, viver em harmonia, pois o melhor presente que Deus dá ao homem nesta terra é uma boa esposa e vice-versa, então desfrute com a pessoa que você escolheu para viver do seu lado o resto da vida, caso contrário você só ficará com o vento, isto é; com nada! Veja que esta vida não tem sentido algum, pois apenas esperamos alcançar a verdadeira vida, que é o plano da Salvação.

Tecnologia, sinônimo de período da traição digital, adúlteros modernos.

É normal o homem chegar em casa, e encontrar a mulher na novela, no facebook, à noite na casa estão no whatsapp e já não há mais companheirismo, já não há espaço para compartilhar seus problemas, suas felicidades. E cada um dorme de costas um para o outro e já não se lembram quem são e que um deveria satisfazer o outro.

O homem trabalha o dia inteiro, e a esposa não o recebe com alegria, não leva água ao esposo, não pergunta como foi seu dia. É cada um por si.

O Homem por muitas vezes é arrogante, quer tudo da sua maneira, não aceita o diferente, não aceita que está errado, usa de altivez e precede a ruína, justamente porque falta uma consciência entre o homem e a mulher, consciência sobre qual seu papel naquela família.

FALTA UMA BOA CONSCIÊNCIA:

O casal deveria ter uma boa consciência, e reconhecer que cada um tem um papel importante na educação dos filhos, um papel definido dentro e fora da sociedade.

FALTA DE UMA VERDADEIRA LIDERANÇA:

A mulher deveria reconhecer o lugar da mulher (submissão), e que deve educar bem os filhos, o homem por sua vez, deveria reconhecer que ele é o líder da casa, e se a casa não está na ordem, ele tem participação nisso, pois a última palavra é do homem, por isso uma boa consciência. Agora sabemos e reconhecemos que há muitos homens que nunca honraram seus ofícios de homens, de pais de Família, assim como existem muitas mulheres que só recebem o nome de donas de casa, de mães, mas de fato não carregam nenhum atributo nesses ofícios dados a elas, sendo assim vemos o quadro de uma família toda desestruturada.

CRIANÇAS SE DESENVOLVEM ATRAVÉS DE DUAS PALAVRAS.

IMITAÇÃO OU IDENTIFICAÇÃO

Seu filho cometerá seus mesmos erros, seja por mera imitação ou até mesmo o pior dos quadros, quando ele age por “identificação”.

estrutura-familiar3No processo de imitação, a criança, ou o jovem tende a fazer igual aos pais, apenas por serem seus “exemplos de vida” então ela falará palavrão apenas pelo fato que você fala, ele mentirá porque você mente, porém, esse processo só ocorre porque onde a criança é criado(a) é um habitat completamente diferente do que a Bíblia diz que você deveria ter, se elas começam a agir agora por não por imitação mas por identificação, que é a fase mais obscura da cultura e formação do caráter da criança, ou jovem, então elas provavelmente receberão nessa fase, estampadas em seus “caráter” esses “antiprincípios” muito contrários à natureza Divina, e essas informações cognitivas falam sobre a probabilidade de elas de fato serem em grande proporção mentirosas, falsas, enganadoras, etc… e adquirirão todos seus erros de forma definitiva, sendo assim condenadas à perdição por falta de uma boa estrutura familiar cristã. E a culpa de quem é? É totalmente sua Pai, Mãe, que não estruturou seus filhos da maneira correta como a Palavra ensina.

(APsicologia explica que até 6 anos de idade a criança não deve ver internet nem tv).

PESQUISA NOS “USA” COMPROVA QUE CRIANÇAS QUE FICAM MUITO TEMPO NA TV OU NA INTERNET CARREGAM ALGUMAS PATOLOGIAS E HÁBITOS ANTISOCIAIS TAIS COMO:

Vinganças, diminuição da concentração escolar, dificuldade na leitura, Caligrafia não desenvolvida, Homossexualismo, Perda na capacidade de Memorização, e quando se tornam jovens ficam sem visão de vida, sem saberem definir o certo e errado, (os chamados bobões, meninões).

Você deveria fazer um autoexame e ver que tipo de família você tem, que tipo de hábitos você tem levado para sua casa, que tipo de conversas você tem tido entre os seus, eduque seus filhos da melhor maneira possível.

A Mulher deve ser a pregadora da estrutura familiar.

Tito 2:3-15 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de estrutura-familiar4casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.

NOTA: Se de fato uma mulher quer ensinar, então ensine esses princípios os quais a Bíblia fala, as mães ensinem suas filhas a serem boas donas de casa, a cuidarem dos seus maridos e serem submissas, ensines seus filhos a andarem com modéstia, simplicidade e humildade, ensines seus filhos a não responderem aos mais velhos, a não serem vingativos, seja de fato uma mulher virtuosa, seja de fato um esposo exemplar, para que seus filhos sejam a vocês motivo de orgulho e não de tristeza.

Agora hoje as mulheres não querem ensinar sua família mais querem ensinar nas igrejas, e a Bíblia proíbe tal ação.

1 Coríntios 14:33-38 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore.

JUSTAMENTE POR NÃO HAVER MAIS PRINCÍPIOS ÉTICOS MORAIS HOJE, AS FAMÍLIAS ESTÃO ORGANIZADAS DENTRO DE UM SISTEMA FALIDO E POUCO DURADOURO.

Hoje até para acharmos moças decentes na sociedade em que vivemos para casar, encontraremos dificuldades, pois o mundo está destruído, princípios abolidos e religiões falidas.

1 Timóteo 2:9-15 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

Hoje as pessoas negam a fé, dizem não aos princípios estabelecidos por Deus.

Mateus 10:33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

1 João 2:15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 

Mateus 10:37-42 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

A FÉ QUE LEVA O HOMEM PARA O INFERNO É CONHECIDA PELA DOUTRINA.

Marcos 7:6,7 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

TITO 1:9-11 apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores… É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância.

 1 Timóteo 6:3-5 Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

A FÉ QUE PREGA SALVAÇÃO É CONHECIDA PELA DOUTRINA

João7:17 Se alguém quiser fazer a vontade de DEUS, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus…

2 Timóteo 4:2-5 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

Apenas lembre-se os enganadores usam ensinamentos para te enganarem e os Cristãos devem usar os ensinamentos de Deus para educar seus filhos, para estabelecer um lar digno e próprio para seus filhos crescerem com fé amor e misericórdia; fora disso é tudo ilusão e o que nos restará será apenas um juízo diante do troco de Deus naquele grande dia do julgamento final, para quem temos preparado nossa família? Para Deus ou para o diabo? Simplesmente reflita.